Pular para o conteúdo principal

Cruzadas


      As cruzadas foram expedições militares que ocorreram nos séculos XI,XII e XIII a partir da Europa Ocidental dirigiram-se à chamada Terra Santa com objetivo de resgatar o túmulo de Cristo conhecido como Santo Sepulcro e Jerusalém que estavam em poder dos turcos. A Igreja Católica foi grande incentivadora em função disso, os papas puderam ampliar ainda mais seu poder e influência sobre a cristandade Ocidental.
    As expedições receberam o nome de Cruzadas pois os indivíduos que delas participavam consideravam-se soldados de Cristo e adotavam como sinal uma cruz costurada em suas vestes.
      Além dos interesses religiosos havia, também os interesses de ganhos comerciais. Outras motivações são: paixão pelos combates, expectativa de obter e trazer fortunas do Oriente e atração que uma viagem a regiões desconhecidas.
     Não há consenso sobre quantas existiram, certos historiadores enumeram apenas as quatro primeiras e outros advogam a existência de nove ou oito cruzadas.

Cruzadas:

Primeira Cruzada: Conquista de Antioquia e criação dos estados latinos no Oriente.
  
 Segunda Cruzada: Tomada do Condado de Edessa pelos mulçumanos gerou agitação na cristandade; após uma tentativa de sitiar Damasco, a Cruzada foi abatida pelos turcos.
 
  Terceira Cruzada: Saladino Sultão do Egito, conduziu uma ofensiva contra os estados Francos; Felipe e Ricardo ocuparam Chipre e retomaram São José do Acre(1191).
   
  Quarta Cruzada: Os cruzados deveriam atacar os mulçumanos no Egito; Chegados a Veneza, não tinham condições de pagar o transporte marítimo até o Egito.
    
 Quinta Cruzada: Leopoldo VI e André II foram derrotados pelos turcos em Acre; Cardeal Pelágio decidiu marchar sobre o Cairo às vésperas da cheia do Nilo, cercados pelas águas os cruzados tiveram de se render e trocaram suas vidas pela restituição de Damieta.
  
   Sexta Cruzada: Frederico II acabou sendo excomungado por não atender os pedidos do papa Gregório IX, amigo do sultão do Egito, lançou as bases de um tratado que deveria por fim às Cruzadas e à Guerra Santa
  
Sétima Cruzada: Papa Gregório IX incentivou uma nova Cruzada(1239), Jerusalém foi conquistada por turcos(1244) e outros territórios cristãos foram tomados (1247).
  
  Oitava Cruzada: Luís IX visava atacar o sultão mameluco n0 Egito, desembarcando com seu exercito Cartago(1270), entretanto morreram com a peste bubônica.
   
Nona Cruzada: São José de Acre foi submetida pelos mulçumanos(1291), apensa Chipre permaneceu com os cristões.
   
Resultados das Cruzadas: expansão colonial, ocupação do Oriente Médio, dinamização comercial entre o Ocidente e  Ocidente e enfraquecimento da Nobreza feudal.

Resultado de imagem para cruzadas











































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































]





















´
























UJ




















[]
WES
D



















































































































^












































































































































































































































































































































































































.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Renascimento

          Na civilização  Ocidental não existe consenso quer sobre seu significado, a expressão ''Renascimento'' serve para designar o ressurgimento das artes e literatura em função da redescoberta de obras e autores da antiguidade a partir do século XV.     Há historiadores quem veem como o marco que separa a Idade Média da Época Moderna ou seja, a ruptura no modo de pensar e atitudes perante a vida que se expressaram por meio de uma esplendida produção intelectual. Já para outros historiadores se tratava de um longo e contínuo desenvolvimento de padrões culturais e modos de pensar.    Desde o século XI as cidades do norte da Itália se destacavam como intermédias entre o Ocidente e o Oriente. A riqueza proporcionada tornou possível a constituição de uma elite dirigente que apreciava a beleza artística e patrocinava artistas intelectuais como forma de obter prestigio social.     A intensa vida urbana possibilitou a constituição de uma classe média fora da mentalidad