Pular para o conteúdo principal

Renascimento

    
    Na civilização  Ocidental não existe consenso quer sobre seu significado, a expressão ''Renascimento'' serve para designar o ressurgimento das artes e literatura em função da redescoberta de obras e autores da antiguidade a partir do século XV.
    Há historiadores quem veem como o marco que separa a Idade Média da Época Moderna ou seja, a ruptura no modo de pensar e atitudes perante a vida que se expressaram por meio de uma esplendida produção intelectual. Já para outros historiadores se tratava de um longo e contínuo desenvolvimento de padrões culturais e modos de pensar.
   Desde o século XI as cidades do norte da Itália se destacavam como intermédias entre o Ocidente e o Oriente. A riqueza proporcionada tornou possível a constituição de uma elite dirigente que apreciava a beleza artística e patrocinava artistas intelectuais como forma de obter prestigio social.
    A intensa vida urbana possibilitou a constituição de uma classe média fora da mentalidade feudal e senhorial. A nobreza italiana mesclou-se com homens de negócios.
Resultado de imagem para itália renascentista
   (Catedral da Santa Maria del Fiore, em Florença na Itália)



 























































































































































































































































































 

Comentários